Lo-fi Hip Hop: por que o gênero é tão legal?

Quem me apresentou o lo-fi foi um menino com quem eu ficava em 2018. A paixão foi-se embora, mas é impossível que eu não sorria com muito carinho e lembre dele quando ouço meu lofizinho. Terminamos amigavelmente nutrindo carinho um pelo outro, e isso contribui para que eu consiga ouvir lo-fi e gostar tanto até hoje.

Com uma batida calma e nostálgica, o lo-fi hip hop é basicamente o contrário do hip hop tradicional, que tem batidas rápidas e mais agressivas. É o tipo de música para se ouvir à noite, sozinho no quarto, e é justamente esse tipo de sentimento que o lo-fi evoca.

Você provavelmente já deve ter se deparado com o lo-fi navegando pelo YouTube. O gênero nasceu nos ano 80, com gravações caseiras, e por isso com qualidade inferior às gravações de estúdio, e esse é justamente um dos charmes do lo-fi.

O lo-fi tem várias correntes, e mistura elementos de música eletrônica, ambiente, jazz, além de inserir partes faladas de programas de televisão e sons da natureza e de trânsito, além de ocasionalmente ser possível ouvir algumas passagens de música erudita, como das Gymnopédies de Satie, tudo isso em uma vibe calma, relaxante e introspectivas.

As playlists no YouTube sempre vem com algum desenho no vídeo, o que faz aumentar a nostalgia da infância e dos bons e velhos tempos em que éramos felizes e não sabíamos. Com seu tom urbano e calmo, como um passeio de carro de madrugada pela cidade, o lo-fi nos relaxa quase que automaticamente depois de um dia corrido e cheio de estímulos, e talvez seja isso que faça o gênero ser tão apaixonante.

Há diversas playlists de lo-fi no YouTube, e até transmissões ao vivo 24/7, com canais especializados no gênero. Aprecie sem moderação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s