Com quantos paus se faz uma canoa? A fotografia de Todd McLellan

Um dos fascínios do fotógrafo Todd McLellan é esmiuçar os componentes de produtos comuns e transformar sua curiosidade em arte. A desmontagem dos artefatos deu origem à impressionante serie fotográfica “Things Come Apart”, que nos assombra pela quantidade de peças nos artefatos, ao mesmo tempo que satisfaz nossa curiosidade por saber como as coisas são feitas.

Além de extrair uma poética dos objetos cotidianos ao desmembrá-los em suas menores porções, a série também causa a reflexão sobre os impactos da produção industrial no ambiente, com o ciclo de extração, produção, distribuição e descarte.

A série também está disponível no livro “Things Come Apart: A Teardown Manual for Modern Living”, publicado pela Thomas & Hudson, que conta com mais de 170 imagens coloridas do trabalho do fotógrafo, tão interessante para quem gosta de fotografia e design de produto. No Brasil, está disponível na Amazon, que importa a obra.

Chama a atenção a complexidade dos objetos que usamos de modo corriqueiro, sem pensar muito sobre eles, nos fazendo refletir sobre a técnica por trás deles, bem como alternativas de produção sustentáveis e com uso reduzido e reutilizado de materiais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s