A arte de Charlotte Salomon

Charlotte Salomon nasceu em 1917, em Berlim, e morreu grávida e muito cedo, aos 26 anos, no campo de concentração de Auschwitz, para onde foi deportada por ser judia. Sua obra veio a público a partir de 1960, revelando as esperanças, sofrimentos e ambições artísticas de Charlotte durante a guerra.

Entre 1941 e 1943, Charlotte escondeu-se no sul da França, onde pintou por volta de 769 obras, antes de ser deportada e morta.

Em 1936, venceu um concurso de pintura que possibilitou que estudasse artes por dois anos, até que o endurecimento da política antissemita de Hitler fez com que seus estudos fossem prejudicados, tornando o país cada vez mais perigoso para incontáveis judeus. Então, a família decidiu deixar a Alemanha e refugiar-se na França em 1938, após os ataques da Noite dos Cristais.

Charlotte e os avós.

Na França, Charlotte viveu sob a proteção de um americano que oferecia abrigo a vários judeus, especialmente crianças, até mudar-se com os avós para Nice.

Sua arte é marcada pela intensidade das cores e pela predominância da guache, além do uso do texto como meio de expressão pictórica. Sua série “Leben? oder Theater?” revela detalhes de sua família e amigos, seus sentimentos, o contexto da guerra, seu relacionamento com os pais, entre outras temáticas, tornando-se praticamente um documentário pessoal e de suas referências culturais.

Autorretrato. 1940, guache sobre papel cartão.

Repleta de referências da literatura, poesia e música, suas pinturas refletem o ideal wagneriano da “obra de arte total”, corrente artística alemã do século XIX, que tinha por objetivo a fusão da poesia, música e artes visuais.

Suas pinturas finais foram tornando-se mais intensas e violentas, tendo em vista o terror causado pelo regime nazista.

Noite dos Cristais
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s